MOEDAS

Moedas Colecionadores, é muito comum ver essas duas palavras aparentemente distintas ligadas pelo hobby ou até mesmo pela profissão de certas pessoas, existe até site leilão especializados nesse tipo de negócio direcionado a colecionadores e curiosos. Esse tipo de leilão oficial para os que se utilizam dele, costuma atender um grande número de colecionadores que buscam encontrar itens raros de alto valor histórico e monetário no sentido estrito da palavra. Há encontros de colecionadores de moedas pelo mundo inteiro e é dessa forma que eles trocam experiências, novidades e outras informações interessantes no que diz a respeito ao assunto. Os maiores colecionadores se encontram no turismo na Europa e América do Norte, mas existem no Brasil pessoas com uma vasta coleção de moedas.



Existem no mundo diversos tipos de moedas, muitas delas se confundem com a história de toda uma nação como a libra-esterlina no caso do Reino Unido que não assinou a unificação das moedas européias na forma do Euro e é nessa linha de raciocínio que os moedas colecionadores pensam, a garantia de identidade e manutenção da história. Por isso existem muitos anuncio de venda que são extremante procurado por colecionadores capazes de desembolsar fortunas para ter em sua coleção o item desejado que muitas vezes se confundem com a própria história da humanidade, cabe assim ao leiloeiro estabelecer normas que devem ser seguidas e respeitadas pelos colecionadores, afim de garantir a transparência, a seriedade e a honestidade do leilão.



Existem diversos tipos de moedas : colecionadores a opção de venda fica a cargo de cada um estabelecendo um preço de venda satisfatório para cada item a ser leiloado. O preço estabelecido referente à moeda leva principalmente o valor histórico e raridade da peça, tornando-se assim artigos de luxo igual aos relogios deiferentes e antigos e de raro valor comercial no meio. Há outros moedas colecionadores que não leiloariam seus itens por nada desse mundo, acredito, que esses colecionadores estabeleceram um tipo de relação muito maior do que apenas o material, existe o afeto a paixão e outros sentimentos que vão além da compreensão de muitos, um exemplo claro desse apego, é o primeiro centavo de dólar que o Tio Patinhas ganhou, no qual ele acredita estar toda fonte de sua sorte e riqueza.




Tirando a brincadeira de criança acima, moedas colecionadores são comuns de ser encontrados, até porque a prática de colecionar coisas sempre foi e sempre será um costume da humanidade. E por que não colecionar moedas? Objetos comuns que contam a história de povos e nações com culturas religiosas diferentes, que retratam na maioria das vezes os orgulhos da população ou as belezas naturais existentes como no caso do Brasil. Dessa maneira notas e moedas antigas ganharão cada vez mais o espaço antes destinados a outras coleções e o leilão via internet, se não é, passará a ser o grande meio dos colecionadores obterem suas raridades e também fazer com que esse tipo de coleção seja cada vez mais difundido e ganhe novos adeptos